“A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam este mecanismo oculto da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder do nosso país (de fato em todos os países). Estamos sendo governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas ideias são sugestionadas, em grande parte por homens de que nunca sequer ouviremos falar.
Este é um resultado lógico do modo em que a nossa sociedade “democrática e livre” é organizada. Um vasto número de seres humanos devem colaborar desta forma se quiserem viver juntos com um bom funcionamento da sociedade. Em quase todos os atos do nosso quotidiano, quer na esfera da política ou dos negócios, em nossa conduta social ou ao nosso pensamento ético, nós somos dominados por um número relativamente pequeno de pessoas ... que criaram e controlam o sistema, que compreendem (e induzem a seu bel prazer) os processos mentais e padrões sociais das massas. São eles que puxam os fios que controlam a mente pública.”
Trecho extraído do livro “Propaganda” de 1928 de Edward Louis Bernays (22/11/189, Viena, Áustria - 09/03/1995, Cambridge, Massachusetts, EUA). Bernays foi um pioneiro austro-americano no campo das relações públicas e da propaganda, referenciado como "pai das relações públicas".
Nunca se esqueça que noticiário não é sinônimo de verdade.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Gratos pela compreensão e visita.