O "Schienenzeppelin" ou "Zeppelin Ferroviário" foi um trem experimental que se assemelhava na aparência ao Zepelim dirigível. Construído de alumínio no estilo de aeronaves para reduzir o peso. O vagão poderia transportar até 40 passageiros e seu interior era espartano e projetado ao estilo de Bauhaus. Foi projetado e desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico alemão Franz Kruckenberg em 1929.
Sua propulsão era por meio de hélices localizadas na parte traseira: acelerou o vagão de 230,2 km/h na linha de Berlim-Hamburgo entre Karstädt e Dergenthin, definindo um recorde de velocidade terrestre para trens que não foi superada por qualquer outro veículo ferroviário até 1954. O "Schienenzeppelin" ainda detém o recorde de velocidade terrestre para um veículo ferroviário movido à gasolina. Originalmente construído com dois motores de aeronaves BMW IV à gasolina de 6 cilindros, e mais tarde com um único motor BMW VI de 12 cilindros de 600 cavalos impulsionando as quatro pás.
Franz Friedrich Kruckenberg (21 de agosto de 1882 em Uetersen, Alemanha — 19 de junho de 1965, em Heidelberg) foi um engenheiro e pioneiro dos sistemas ferroviários de alta velocidade. Projetou vários trens de alta velocidade. Seu projeto mais famoso foi o Schienenzeppelin.
O fracasso de Schienenzeppelin tem sido atribuído a tudo, desde os perigos de usar uma hélice aberta em estações ferroviárias lotadas à concorrência feroz entre a empresa de Kruckenberg e os esforços separados da Deutsche Reichsbahn para construir vagões de alta velocidade.
Schienenzeppelin em junho de 1931 no Spandauer Hauptbahnhof (hoje Berlin-Stresow).
Uma desvantagem do zepelim ferroviário foi a dificuldade inerente de puxar vagões adicionais para formar um trem, por causa de sua construção. Além disso, o veículo não podia usar sua hélice para subir gradientes íngremes, como o fluxo se separaria quando a potência total fosse aplicada. Assim, era necessário um meio adicional de propulsão para tais circunstâncias.
Preocupações com a segurança têm sido associadas com a execução de vagões de alta velocidade em rede de trilhos antigos, com a inadvertência de reverter o veículo e com a operação de uma hélice próxima aos passageiros.
Estrutura de alumínio do Schienenzeppelin, um trem experimental de hélice de 1930 (imagem da parte traseira).
Apenas um único exemplar foi construído, que devido a preocupações de segurança permaneceu fora de serviço e foi finalmente desmantelado em 1939 porque seu material era necessário para o exército alemão.
Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Schienenzeppelin e
https://de.wikipedia.org/wiki/Schienenzeppelin (consultas feitas em 06/02/2017 às 17:50)
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.
Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.
Gratos pela compreensão e visita.